domingo, 18 de janeiro de 2009

The Build Up

Fingir a felicidade é algo bem complicado. O sorriso amarelo, a postura tensa, o olhar sem foco... Tudo muito bem trabalhado, muito bem pensado e, quase sempre, ineficaz. Mas, sem falsa modéstia, fingir felicidade não é pra qualquer um. Se não for motivada, tende a deixar a pessoa com aparência de quem sofre de uma terrível diarréia. No meu caso, finjo pela mesma conveniência que leva um soldado a comer insetos em uma floresta. É a falta de opção, ou melhor, uma opção plausível. É preferível comer larvas a passar fome. É melhor fingí-la que ser infeliz. Ainda mais quando se é obrigado a esquecer a sua face, a não mais manter contato, não mais procurá-la ou, sequer, pensar nela. A felicidade virou minha inimiga da noite pro dia. Tudo porque não soube como ser feliz, não soube como pagar o preço por ela. Nem ao menos tive tempo pra isso... Essa tal felicidade é uma senhorita de gênio forte e sem nenhuma tendência ao perdão. Teria ela, certa vez, me dito que gostaria de pintar todas aquelas faces de azul. Eu disse que lhe ajudaria. Mas, verdade é que eu nem sabia porque "azul". Não sabia se era sua cor favorita, não sabia se era uma metáfora. Enfim, eu não entendo de cores, e creio que, depois de tudo, nunca vou entender. Nunca vou ter mais do que me arrepender. Nunca vou perder meu tempo com besteiras. Nunca vou poder agir errado. Nunca vou ser largado sozinho. Nunca vou ter meu desejo negado. Nunca vou poder ficar triste por alguns dias. Nunca vou ser feliz. Vou ser sempre isso e nada mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Há, notadamente nos tempos modernos, diversos eternos perquiridores da felicidade, que, por um motivo ou outro, nunca conseguem a encontrar.

Que injustiça! Tantos já a encontraram. Logo eles, verdadeiros pesquisadores, simplesmente não conseguem.

Mas será que eles procuraram atentamente?

Será que essa tal felicidade realmente não existe?

Será que eles buscaram insistentemente em lugares vazios quando na verdade deveriam olhar para o lado?

Será que eles já a encontraram e de tanto procurar nem perceberam que já eram felizes?

Essa resposta eu ainda não tenho, mas talvez vc possa me responder.

Abs,

Sérgio